Exercícios Motivadores no Ensino da Língua Inglesa

Estou quase certo do tema do meu trabalho.

O mais dificil para mim até agora foi definir um problema, mas pensando mais um pouco, e com conselhos de colegas, eu conseguir ter um “insight” rsrs.

Tema:  Exercícios Motivadores no Ensino da Língua Inglesa.

Problema: A Falta de Motivação no Estudo da Língua Inglesa dos alunos de Colégios e Cursos.

Ps: Não sei se especifíco mais o objeto de estudo, pois percebo falta de motivação de alunos de cursos, e falta de motivação muito grande por alunos de colégio

Ps¹: A falta de interesse no estudo de inglês em colégio também é muito relativo, pois vai depender de colégio pra colégio, professor para professor, turma para turma, e das séries.

Problemáticas:

É importante adimitir que a realidade do ensinso da lingua inglesa em colégio é quase uma “farsa”, pois é muito raro um aluno saí do colégio falando inglês fluentemente, a realidade é outra, na grande maioria dos colégios não se aprende o inglês, e sim algumas de suas regras gramaticais. É dificil conhecer alguém que aprendeu a falar e escrever em inglês no colégio, eu por exemplo não conheço ninguém, e nenhum dos meus amigos que eu perguntei também não aprenderam no colégio e não conhecem ninguém que tenha aprendido a falar inglês no colégio.

Vários motivos estão relacionados a essa tráfica realidade, por exemplo: a falta de investimento nos colégios de estado e da prefeitura; o inglês não é tratado com grande importancia nos colégios, tanto particulares como públicos; a falta de motivação dos alunos pelo estudo do inglês; o velho pensamento: Não preciso do inglês…; etc.

Com base nas minhas experiências como aluno e professor, na experiência de colegas de profissão e de amigos, notei que a falta de motivação é um dos principais motivos para os alunos não aprenderem inglês, pois se você nao se interessa em estudar inglês, só estuda por causa das provas, testes e vestibulares, e assim nunca conseguirá falar inglês fluentemente. Também notei que a didática do inglês nos colégios é desmotivadora mesmo, pois os professores são escravos do livro, o mais importante é estudar o livro, e não aprender o inglês em si. Em cursos, a realidade é quase a mesma, há uma escravidão dos livros, mas os alunos de curso são mais interessados em estudar inglês (isso é simples de entender, porque geralmente quem entra em um curso de línguas, quer aprender), mas muitas vezes os alunos desistem ou destimulam em estudar inglês, por conta das famosas aulas “chatas” , escravidão do livro, e não conseguirem aprender o inglês.

Por isso, eu decidi fazer um estudo sobre a falta de motivação no estudo da língua inglesa em colégios e cursos, e isso está ligado com os outros dois temas que eu estava em dúvida, pois a utilização da música é um dos meios de motivar os alunos a estudarem inglês, e exercícios de conversão são muito importantes porque os alunos iram “viver” e “sentir” o inglês. Também há outros meios e exercícios de motivação que pretendo trabalhar no meu projeto.

Não sei que título dá ao meu projeto, pois preciso de opniões e conselhos.

Quem poder comentar e dar conselhos ajudará muito.

Vitor Máximo

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Exercícios Motivadores no Ensino da Língua Inglesa

  1. Pra mim é um dos temas mais interessantes… Tem turmas que são muito difíceis de motivar, mesmo com música.

    Sobre o título, acho que tinha que primeiro ver quais alunos ou métodos seriam estudados, não? Pra poder especificar mais e tal.

    Ana Carla

  2. Vitor,
    você mudou mesmo! Seu novo tema é interessante, atual e pode gerar um bom trabalho de pesquisa.

    Entretanto, acho que você ainda tem que refinar a sua população. Colégios e cursos? Que tal somente colégios de Fortaleza, e de uma rede de ensino apenas (particular ou pública?).

    Continuaremos a discussão em sala de aula! Bom trabalho!
    Josi

    PS: Veja ao lado, do lado direito da tela, LINKS. Postei dois links (cito abaixo) de artigos sobre o tema música na sala de aula. Leia e quem sabe você volta a pensar a desenvolver o tema anteriormente definido? Boa sorte!
    ■Helping prospective EFL Teachers learn how to use songs in teaching conversational classes.
    ■Using songs in teaching conversational classes

Deixe uma resposta

