Leitura no Âmbito Escolar

Tema:

Leitura no âmbito escolar

 Título provisório:

Concepção de leitura dos professores do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Fortaleza e a sua ressignificação no trabalho docente.

Problema:

As concepções de leitura predominantes nas atividades didático-pedagógicas das salas de alfabetização são as concepções do professor da turma, uma vez que os alunos de tais salas estão em processo de aquisição da linguagem, construção do gosto pela leitura e, ainda, não possuem autonomia leitora. Assim, se para o professor a leitura significar apenas a capacidade de decodificar, conseqüentemente, o aluno conceberá a leitura como um processo de decodificação. Portanto, quais concepções de leitura têm direcionado o processo de aquisição de linguagem nas salas de 1º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Fortaleza?

 

Questões:

  • Quais concepções de leitura emergem entre os professores do 1º ano do Ensino Fundamental das públicas de Fortaleza?
  • Como a leitura tem sido abordada atualmente no contexto escolar das salas de 1º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas de Fortaleza?
  • Qual o legado deixado aos alunos pelas vivências de leitura no âmbito escolar?

 

Caros,

Tentei, mais uma vez, reformular meu problema… mas pense num problema!? Não sei se consegui expressar, de fato, o que é o problema da minha proposta de investigação :(

Bem, ao retomar o que tinha escrito antes, achei que o que tinha escrito como “problemas” fica melhor como questões. Assim, fiz uma reoorganização do meu post…

 

E aí, o que me dizem????:/

Teacher, what do you think???

 

Ana Paula Martins

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Leitura no Âmbito Escolar

  1. Olá Ana!

    Acredito que você está no caminho certo! A nova escrita está mais clara e definida. Ainda acho amplo demais a sua população. Sugestões:


    Redefinir a tal população
    Criar mais uma questão

    Bom trabalho, Ana. Até mais tarde em sala de aula!

    Josi

  2. GOSTEI DESSE TEMA . ACHO QUE A PROBLEMÁTICA SERIA O GRAU DE RESPONSABILIDADE QUE A LEITURA TRÁS PARA A FORMAÇÃO DE MUNDO DESSES PROFESSORES E O QUE ESSA NOÇÃO DE MUNDO IRÁ REPERCUTIR NOS ALUNOS, OU SEJA, SEM LEITURA, NADA DE BOM CONHECIMENTO PARA A VIDA DOS ALUNOS.
    LEONES

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s