Leitura no âmbito escolar

Tema:

Leitura no âmbito escolar

 Título provisório:

Concepção de leitura dos professores do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Fortaleza e a sua ressignificação no trabalho docente.

Problema:

As concepções de leitura predominantes nas atividades didático-pedagógicas das salas de alfabetização são as concepções do professor da turma, uma vez que os alunos de tais salas estão em processo de aquisição da linguagem, construção do gosto pela leitura e, ainda, não possuem autonomia leitora. Assim, se para o professor a leitura significar apenas a capacidade de decodificar, conseqüentemente, o aluno conceberá a leitura como um processo de decodificação. Portanto, quais concepções de leitura têm direcionado o processo de aquisição de linguagem nas salas de 1º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Fortaleza?

Questões:

  • Quais concepções de leitura emergem entre os professores do 1º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza?
  • Como a leitura tem sido abordada atualmente no contexto escolar das salas de 1º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza?
  • Quais influências o professor exerce na construção do leitor?
  • Como o aluno se apropria das práticas de leitura repassadas pelos professores?
  • Qual o legado deixado aos alunos pelas vivências de leitura no âmbito escolar?

Objetivos:

 

   1. Objetivo geral

O projeto visa estudar as concepções de leitura do professor alfabetizador das escolas municipais de Fortaleza e conhecer como se dá a ressignificação de tais concepções no cotidiano da sala de aula.

     2. Objetivos específicos

  • Explicitar as concepções de leitura;
  • Conhecer as concepções de leitura do professor alfabetizador das escolas públicas municipais de Fortaleza;
  • Identificar quais concepções de leitura tem direcionado o processo de aquisição da linguagem nas salas de 1º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza;
  • Compreender como a leitura tem sido abordada atualmente no contexto escolar das salas de 1º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza;
  • Identificar as influências do professor na construção do leitor;
  • Investigar como o aluno se apropria das práticas de leitura repassadas pelos professores;
  • Analisar o legado deixado aos alunos pelas vivências de leitura no âmbito escolar.

Josi,

Fiz as alterações sugeridas por vc e acrescentei os objetivos.  Todas as alterações estão em vermelho.

Aguardo comentários…🙂🙂

Ana Paula Martins

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Leitura no âmbito escolar

  1. Josi Short

    Muito bom, Ana Paula!
    Refletindo e partilhando o seu pensar, o trabalho fica mais leve e ‘caminha’ !
    Até mais tarde,

    Josi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s