Tecnologia e ensino do latim

Tema: Tecnologia e ensino do latim

 Titulo Provisório: O uso da ferramenta blog para o ensino de língua latina no Curso de Letras.

Problema:

 O ensino da língua latina nos cursos de graduação de letras enfrenta, atualmente, vastos desafios, como o desinteresse discente pelo conteúdo disciplinar e a falta de criatividade no ensino dessa língua clássica, devido ao uso de regras e de exercícios descontextualizados e repetitivos, à adoção de métodos tradicionais de ensino, que incitam o acadêmico a decorar as declinações e os casos latinos, o que não os permite elaborar um raciocínio coerente com o que é proposto pela gramática latina, e à necessidade de uma presença mais efetiva do professor na resolução de dúvidas da disciplina, que não é suprimida por duas aulas semanais.

 Questões:

  •  De que forma o uso do blog pode inovar o aprendizado de língua latina pelos estudantes de letras?
  •  O blog pode funcionar como uma ferramenta eficiente na aprendizagem da língua latina no Curso de Letras?
  •  A ferramenta blog permite uma maior interação entre professor e aluno, facilitando, assim, a resolução de dúvidas quanto à disciplina ministrada?

 Objetivo geral:

  • Analisar o uso da ferramenta blog para o ensino da língua latina no Curso de Letras, considerando os seus desdobramentos na relação aluno-professor.

Objetivos específicos:

  • Verificar quais são os métodos de ensino utilizados pelos professores de língua latina e a sua recepção pelos alunos;
  • Identificar as principais reivindicações discentes quanto às estratégias de ensino adotadas pelos professores de língua latina;
  • Descrever a história da didática do latim, comparando as diversas formas de ensino da língua latina realizadas historicamente;
  • Explicar a relevância do uso de ferramentas digitais na aprendizagem no Ensino Superior.

 Justificativa:

 O uso da ferramenta blog no Curso de Letras representa uma nova perspectiva no Ensino Superior do país. Com o advento das tecnologias digitais, as formas de ensino e de aprendizado têm sua estrutura alterada, de modo que esta passa a utilizar os recursos tecnológicos, a fim de tornar mais dinâmica e moderna a didática dos professores dos cursos de graduação. Desse modo, o ensino de língua latina também acompanha tais mudanças. Assim, a relevância deste projeto de pesquisa consiste na proposição de um ensino mais eficiente e interativo do latim, tendo em vista a melhoria do aprendizado discente e o aumento da participação do professor em atividades que ocorram em outros ambientes, além da sala de aula, por meio da utilização de uma ferramenta digital: o blog. O ineditismo desta pesquisa encontra-se na ampliação dos estudos entre o uso de tecnologias digitais e o ensino de uma língua clássica, o latim, que, historicamente, vem sido ensinado com métodos tradicionais, que pouco atraem os estudantes de Letras. O presente projeto de pesquisa pretende, dessa forma, formular alternativas para o ensino de latim, dada a necessidade que ele possui, atualmente, de renovação e de uma maior atratividade.

 

 

Igor Silveira

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “Tecnologia e ensino do latim

  1. Oi, Pessoal, aguardo sugestões e comentários.

    Professora, reformulei o problema. Está melhor dessa forma?

    Até sexta!

    • Creio que o comentário acima é do Igor

      Li com interesse o seu post e anotei as seguintes sugestões:

      1. As mudanças que você fez foram relevantes para o seu trabalho como um todo. Repensar e escrever novamente foi benéfico!

      2. Sugiro omitir a primeira sentença da justificativa.

      3. O problema! Seriam problemas? Que tal tentar ser mais objetivo? O parágrafo está longo e o leitor necessita ler e reler para ter clara compreensão.

      Fiquei contente com as modificações realizadas. Bom trabalho, Igor!
      Um ótimo final de semana!

      Josi

  2. Eu vivenciei esse problema, nao consegui entender a disciplina latim, me desinteressei totalmente e acabei perdendo a disciplina, pois as aulas sao altamente mecanicas. Tomara que sua pesquisa dê frutos antes que eu tenha que refazer!

  3. O comentario acima eh de Ana Peixoto. (sempre esqueco de colocar meu nome).

    ANA,
    para você colocar o seu nome em um comentário, é só publicar, depois clicar em EDITAR. Volta a página ‘editar comentário’. Você então apaga o campo ‘nome’, onde está escrito ‘projeto uece’ e escreve o seu nome no lugar. Espero ter sido clara.
    Abraço,

    Josi

  4. Assim espero, Ana Peixoto, que esse projeto de pesquisa possa, de fato, possibilitar novas diretrizes no ensino de latim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s