A escolha de métodos praticos e motivadores na aquisiçao da L.I. por alunos de Ens.Fundamental I

Oi professora e colegas, leiam e comentem minha publicaçao.

Tema: As metodologias no ensino de Língua Inglesa para alunos de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) em escolas privadas de Messejana.

Titulo Provisório: A escolha de métodos praticos e motivadores na aquisição da Língua Inglesa por alunos do Ensino Fundamental I.

Problema: O problema identificado está nos métodos utilizados por professores de língua inglesa do ensino fundamental, que resultam em aulas monótonas e repetitivas, onde se ensina apenas o uso de regras gramaticais. Que metodologias tornam o ensino de língua inglesa  mais atrativo para o aluno?

Questões de pesquisa:

-Quais as condições de realização das aulas de língua inglesa?

– Como se dá o processo de escolha de estratégias didáticas nas aulas de L.I.?

– A que necessidade supre o planejamento das aulas: do professor ou do aluno?

Objetivo Geral:

Contribuir para o melhor aproveitamento das aulas de inglês no Ensino Fundamental, identificando estratégias eficazes de aplicação em sala de aula, tendo em vista a motivação para o aprendizado da disciplina.

Objetivos Específicos:

– Caracterizar os métodos mais utilizados pelos professores de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I nas escolas da rede privada;

-Avaliar  e questionar a eficácia dos métodos investigados.

-Planejar estratégias de aulas praticas e atrativas para o alunado.

Ana Peixoto

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “A escolha de métodos praticos e motivadores na aquisiçao da L.I. por alunos de Ens.Fundamental I

  1. Josi Short

    Quem é você?!
    Por favor identifique-se!!!

    Profa. Josi

  2. Ah prof. desculpa, eh a Ana Peixoto. Ia colocar meu nome no titulo p ser melhor localizada e depois resolvi colocar no final e acabei esquecendo!

  3. Ana,

    Gostei de ler a sua publicação, depois de tantas tentativas.
    Alguns pontos a serem pensados e repensados:

    1. O que você entende por MÉTODO e METODOLOGIA?
    2. Qual o significado de “metodos práticos”?
    3. O que significa “aquisição da língua inglesa por alunos do Ensino Fundamental”?
    4. Qual a diferença entre ‘aquisição’ e ‘aprendizagem’?

    Os questionamentos acima são basicos e necessários a fim de repensar o seu trabalho. É preciso entender os conceitos mencionados (método, metodologia, aquisição, aprendizagem, língua estrangeira, segunda língua, etc…) e definí-los, antes de escrever um projeto de pesquisa que aborda tal tema. Percebo que você ainda não fez a disciplina Teorias de Ensino de Língua Estrangeira, essencial para ler/discutir tais conceitos!

    Há muitos problemas no seu texto, especialmente relacionados com os conceitos díspares e que sugerem o não conhecimento dos mesmos, invalidando a sua proposta.

    Verifico, também, uma inadequação entre os objetivos e o tema. Você vai investigar ‘métodos’usados, ou a ‘metodologia’ aplicada, ou as ‘estratégias’ e você ainda menciona ‘planejamento’. Verifico o uso de uma profusão de palavras as quais, na literatura pertinente, são conceitos definidos e não podem ser usados aleatoriamente num trabalho de pesquisa acadêmica!

    Sugiro mais leitura sobre o assunto a fim de refazer o seu texto.

    Espero ter ajudado. Ficaria muito mais simples se essa discussão fosse em sala de aula, juntamente com a participação e colaboração de seus colegas.

    Um abraço,
    Profa. Josi

  4. Obrigada profa. pelos questionamentos, vou repensar sim, valeu demais.
    Ana Peixoto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s