Proficiência em Língua Inglesa antes de ingressar na faculdade

Tema:  Nível de Proficiência em Língua Inglesa antes de ingressar na faculdade

Título Provisório: A Conscientização dos Vestibulandos sobre a necessidade  da proficiência em Língua Inglesa antes de ingressar no curso de Letras – Inglês da UECE.

Problema formulado:

• De que forma universidade pode conscientizar o vestibulando sobre o nível de proficiência em Língua Inglesa?

Questões:

• O edital do vestibular esclarece os vestibulandos sobre o nível de conhecimento em Língua Inglesa exigido pelos professores da UECE ?

• O vestibulando se interessa em buscar o máximo de informações sobre o curso pretendido?

Objetivo Geral:

• Propor uma discussão sobre o nível de proficiência em Língua Inglesa cobrado no vestibular durante a  segunda fase do certame. Recomenda-se que o candidato domine não só compreensão das ideias,  vocabulário e gramática , como também compreensão auditiva e capacidade comunicativa.

Objetivos Específicos:

• Relatar a falta de conhecimentos dos vestibulandos em geral, com relação ao nível de conhecimentos em Língua Inglesa exigido pelos professores.

• Explicitar que o nível de proficiência em Língua Inglesa exigido pelos professores não consta no edital do vestibular.

Justificativa

O projeto é motivado pelo considerável número de alunos desistentes das cadeiras específicas do inglês , pois não atendem as expectativas dos professores que prezam o alto nível do curso.

Os grandes beneficiados serão os alunos que pretendem ingressar na UECE, que poderão, certamente, eliminar uma dúvida com relação à escolha do curso superior na hora da inscrição para o vestibular.

Kaio

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Proficiência em Língua Inglesa antes de ingressar na faculdade

  1. Josi Short

    Kaio,

    O tema escolhido é relevante e sempre motivo de controvérsias. Gostaria de sugerir algumas modificações:

    * Repense o problema formulado. Será que somente a universidade, como você propõe, possa ‘conscientizar’ os vestibulandos? E o papel das Escolas e cursinhos? Não seriam essas instituições que deveriam despertar e motivar os alunos a saberem mais sobre o Curso de Letras antes de se inscreverem para o concurso vestibular?

    * Somente “discutir” o assunto não é suficiente para um projeto de pesquisa!

    * Quanto ao objetivo geral, também merece ser repensado. A ‘recomendação’ não deveria estar como objetivo!

    * Como objetivo específico você menciona ‘relatar’. Creio que ‘investigar’, seria o caso. Qual o instrumento (questionários, entrevistas, outros) você usaria para realizar a sua pesquisa?

    Repense as sugestões feitas e tente refazer o seu trabalho.
    Abraço,

    Josi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s