Ensino Colaborativo em um curso X de Língua Inglesa de Fortaleza

Tema: Ensino Colaborativo em um curso X de Língua Inglesa de Fortaleza:

Título Provisório: Contribuições do Ensino Colaborativo para a melhoria do desempenho de professores de Língua Inglesa de uma Instituição X de Fortaleza.

Problema: Fatores que prejudicam o Ensino Colaborativo: Egoísmo, concorrência e acomodação. Professores não inovam, se acomodam, tem receio de dividir materiais por achar que concorrem com outros professores. Essa individualização pode resultar em aulas mais monótonas e repetitivas. Dessa forma, objetivo apresentar as maneiras que o Ensino Colaborativo contribuirá no exercício profissional do professor de Língua Inglesa.

Problema formulado:  Ensino Colaborativo melhora o desempenho dos professores de língua inglesa?

Objetivo Geral: Propor a utilização do Ensino Colaborativo aos professores de Língua Inglesa da Instituição em estudo.

Objetivos Específicos: Traçar maneiras de como o Ensino Colaborativo poderá contribuir no desempenho do professor de Língua Inglesa da Instituição X.

Demonstrar a importância do Ensino Colaborativo – da troca de materiais, planos de aula, realização de discussões, observação de aulas, participação de congressos, conferências e workshops.

Justificativa: Como professor iniciante de Língua Inglesa, senti a necessidade de compartilhar idéias e materiais com professores mais experientes para, assim, desenvolver minhas técnicas dentro de sala de aula. Contudo, esse espírito de Ensino Colaborativo não ocorre normalmente. Medo de concorrer com o colega de trabalho é um dos fatores que impede essa colaboração. Dessa forma, decidi pesquisar sobre as contribuições que o Ensino Colaborativo pode prover aos professores de Língua Inglesa. Participação de workshops, de discussões presenciais ou virtuais e troca de materiais são apenas algumas das muitas oportunidades de colaboração que podem contribuir para o desenvolvimento profissional do professor.  Portanto, embora esse estudo seja feito em um corpus específico e limitado (uma escola X de Língua Inglesa de Fortaleza), toda a comunidade docente juntamente com as instituições na área de línguas se beneficiarão dessa pesquisa. A primeira, por perceber que é importante buscar inovações no dar aula para que ela não se torne uma atividade repetitiva e monótona, e a segunda por desenvolver a qualidade da própria instituição, a qual tem como pilar o ensino dos professores dentro das salas de aula.

Josi, o que está em vermelho é o que foi modificado. O meu corpus é a Instituição X mencionada no tema e no título provisório.

Best Wishes,
Iury Paz

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Ensino Colaborativo em um curso X de Língua Inglesa de Fortaleza

  1. Josi Short

    Iury,

    Assunto inovador é sempre interessante, apesar de já estar sendo pesquisado há alguns anos, raramente posto em prática!

    Vejo que no tema e no título do seu projeto você menciona ” um curso X de Língua Inglesa de Fortaleza” e “uma Instituição X de Fortaleza”. Verifico que você simplesmente se esqueceu de tal item/aspecto de importância maior para a sua pesquisa. Você, afinal, vai usar essa instituição como corpus de sua pesquisa?

    Releia o objetivo geral e os específicos e veja se há uma coerência entre os mesmos. Os objetivos específicos são realizados com fins de atingir o geral!

    Mais um pouco de reflexão e você encontrará o tom de sua pesquisa. Bom trabalho!

    Josi

  2. Josi,
    obrigado por comentar. Foram feitas algumas modificações.

    Abraço,
    Iury Paz

  3. leones

    Esse tema é muito interessante, principalmente a maneira como a abordagem do compartilhamento de material deve ser feito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s