Análise pedagógica do ensino de literatura no ensino médio

Tema: análise pedagógica da literatura no ensino médio

 Título provisório: análise do método adotado no ensino da literatura numa turma de 3° ano do ensino médio .

 Problemática: dificuldades de interpretação de certas obras literárias, o que acaba provocando a falta de interesse pela leitura de textos clássicos, tornando o ensino da literatura uma mecanização onde o aluno preocupa-se apenas em decorar datas e nomes.

 Questões abordadas:

  •  professores que se baseiam numa abordagem apenas cronológica, sem se deter na leitura de textos literários.
  • Grande preocupação por parte dos professores apenas em cumprir o programa do curso
  • despertar no aluno o gosto pela leitura.

Objetivo geralidentificar as dificuldades de interpretação da obra literária, despertando o interesse pela leitura de textos clássicos, enfatizando a relação do leitor com o texto literário e sua realidade.

 Objetivos específicos:

  •  criação de novas técnicas no ensino dessa disciplina
  • verificar o atual grau de interesse do aluno na matéria
  • despertar o interesse do aluno na leitura.

 Justificativa:  Modificar o método como se ensina, procurando meios que se aproximem mais do universo do adolescente. melhoraria na aprendizagem.

Rafaelle Veridiana

3 Comentários

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3 Respostas para “Análise pedagógica do ensino de literatura no ensino médio

  1. Ana Paula Martins

    Oi Rafaelle,

    Sua temática é bem interessante e pertinente, uma vez que constantemente vejo relatos de colegas do meu curso de especialização (faço especialização em “Literatura e Ensino de Língua Portuguesa”) a respeito das dificuldades dos alunos nas aulas de literatura. Segundo meus colegas, os alunos não possuem hábitos de leitura e, consequentemente, há certo desinteresse pelas obras literárias clássicas. Sem dúvidas, isto prejudica muito o ensino/aprendizagem da literatura. Contudo, quais são as atitudes do professor mediante o desinteresse do aluno pelo conteúdo da sua aula?… bem, creio que esta é uma pergunta que merece resposta. Portanto, sua pesquisa é relevante.
    No entanto, tenho algumas considerações:
    1. Você se propõe investigar a didática dos professores de literatura no ensino médio, porém sua problemática está focada no aluno, acredito que o foco deveria ser o professor.
    2. Seus dois primeiros “questionamentos” se assemelham a pressuposto ou hipótese, e o terceiro questionamento seria um objetivo. Os questionamentos devem ser em forma de pergunta, as quais você pretende responder com sua pesquisa.
    3. Acredito que você deveria escolher um objetivo geral, pois da forma como está escrito percebo 3 objetivos distintos, a saber: (1) identificar as dificuldades de interpretação da obra literária, (2) o interesse pela leitura de textos clássicos, (3) a relação do leitor com o texto literário e sua realidade. Acredito que nenhum desses objetivos atende o propósito da sua pesquisa, pois se você pretende investigar a didática dos professores, seu objetivo geral deve estar focando isto.
    4. Em relação aos objetivos específicos, estes devem estar em consonância com o objetivo geral. Assim, acho que você deve revê-los.
    5. Na justificativa, devemos apresentar o que nos motivou a realizar tal pesquisa e o porquê esta pesquisa é relevante/importante.
    Rafa, não desanime  … a gente só aprende elaborar um projeto de pesquisa na faculdade, é um processo árduo, mas é necessário e a gente consegue. Espero contribuir com seu trabalho. Pode contar comigo.

    Abraços,
    Ana Paula Martins

  2. Rafaelle,

    A Ana Paula foi mais rápida e já analisou o seu texto em detalhes. Faço minhas as suas observações.

    Acrescento apenas um detalhe que pode parecer irrelevante, porém de importância, que é a questão de definição de conceitos usados em seu projeto. Você menciona os termos ‘método’, ‘abordagem’, ‘técnicas’. É necessário definir exatamente o que você vai analisar/ investigar/examinar/identificar, etc… Penso que o termo mais acertado seria ‘metodologia’.

    A questão do objetivo geral (bem como a justificativa) precisa ser repensada e definida, como a Ana Paula ressaltou.

    Escrever um pré-projeto de pesquisa acadêmica é um trabalho de pensar e repensar. Escrever e escrever novamente. E o blog é um instrumento de ajuda e compartilhamento de saberes. Se todos tivessem a disponibilidade da Ana Paula, do Leones (apesar de estar um pouco ausente) e do Iury, com seus comentários pertinentes, todos sairiam ganhando muitíssimo. Acredito nesse trabalho. Acredito em cada um de vocês.

    Um abraço e até breve!
    Profa. Josi

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