A utilizaçaõ de músicas como um meio de motivação para o estudo da língua inglesa

Vitor Máximo

Tema:

–  A utilização de músicas em aulas de língua inglesa em cursos.

Título Provisório:

– A utilizaçaõ de músicas como um meio de motivação para o estudo da língua inglesa.

Problema:

– A falta de interesse no estudo do inglês por partes de vários alunos de cursos de inglês.

Questões:

– Como a utilização de músicas pode motivar os alunos a estudarem a língua inglesa?

– A música pode substiuir, em certos casos, o livro sem ter a perda de conteúdo?

– Porquê exercícios com músicas são uma boa fonte de aprendizagem?

Objetivo Geral:

– Propor um novo olhar para o ensino da língua inglesa em cursos, com a utilização constante de músicas em sala de aula, como um exercício motivador e uma boa fonte de aprendizagem no estudo da língua inglesa.

Objetivos Específicos:

– Mostrar como a utilização de músicas em cursos de inglês pode motivar o aluno no estudo da língua.

– Mostrar que, em vários casos, a música pode substituir o livro, pois a música é uma fonte riquíssima de vocabulário, gramática, fonética e fonologia, cultura, etc. Além do exercício de “listen”, o qual o aluno exercita a sua compreensão da língua inglesa.

Justificativa:

– Tentativa de melhorar o ensino e aprendizagem da língua inglesa. Por experiência própria e de amigos, a falta de dinâmica em sala de aula, sem exercícios diversificados, e o constante uso do livro, são fatores que levam os alunos a desistirem de estudar a língua inglesa.

Referencial Teórico:

– O interesse no assunto aqui discutido, surgiu quando comecei a utilizar músicas nas minhas aulas de inglês. Notei que a maioria dos alunos gostaram do novo exercício proposto, e muitos deles perguntaram sobre quando e qual seria a próxima música. O exercício chamado de “listen”, o qual os alunos têm em mãos uma letra de música com lacunas para completarem com palavras que estão faltando de acordo com o que estão escutando, com o intuito de completar a letra da música corretamente, trabalha a gramática, a fonética e fonologia, o vocabulário, etc. DOMMEL E SACKER (1986) citados por ROSIN e TINOCO¹ defendem que a inserção cultural, a depreensão de um novo vocabulário, o aperfeiçoamento da compreensão auditiva e o aprendizado de tópicos gramaticais são alguns dos objetivos capazes de serem alcançados através do uso da música no ensino de língua estrangeira. Ainda segundo os  mesmos, não são só os aspectos lingüísticos que devem ser trabalhados em sala de aula com o uso da música, mas também os emocionais porque criam um contexto favorável ao aprendizado e fazem com que o aluno traga para dentro da sala de aula a sua sensibilidade, as suas experiências e as suas habilidades criativas, assim ele consegue se expressar e se expor de maneira mais espontânea.

Natalia F. Orlova² diz que canções pertencem a um gênero sintético, que inclui tanto as letras, e música e estes dois componentes podem serem usados como um bom incentivo para falar em inglês na aula. E o exercício de falar em inglês em sala de aula é um elemento fundamental para a aprendizagem da língua inglesa, pois na prática da fala o aluno estará exercitando todos os elementos da língua.

Mas alguns cuidados devem ser tomados na escolha das músicas que serão utilizadas em sala de aula. Um deles, é ter a conciência que os gostos e as faixas etárias dos alunos são diferentes. Muitos alunos podem não gostar de músicas de décadas anteriores ao ano de seu nascimento. Outros muitos podem não gostar de músicas atuais. Então, um método que proponho para esse problema, é que o professor pode fazer um debate com os alunos sobre os tipos de músicas, no contexto que envolve as culturas da língua inglesa, para obter uma maior aceitação por grande parte dos alunos (ou se possível, de todos), com as músicas que serão utilizadas em sala de aula.

¹ROSIN, Alessandra Ferreira e TINOCO, Bruno César Barbosa. O uso da música no ensino de língua estrangeira. Licenciandos de Letras Português- Alemão – UFRJ.

² F. Orlova, Natalia. University of Jan Evangelist Purkyne (Usti nad Labem, Czech Republic)

Por favor, comentem.

O que preciso melhorar?

É desesperador o meu caso? T_T

Agradeço a todos!

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A utilizaçaõ de músicas como um meio de motivação para o estudo da língua inglesa

  1. Nada desesperador, Vitor!
    Finalmente vejo um trabalho bem pensado e com formas já definidas. Verifico que você está lendo sobre o assunto e assim tendo um apoio teórico para desenvolver as idéias pensadas.

    Releia os objetivos. Sugiro uma nova escrita.
    Até breve!

    Josi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s