Tecnologia e ensino do latim

Tema: Tecnologia e ensino do latim

 Titulo Provisório: O uso da ferramenta blog para o ensino de língua latina no Curso de Letras.

Problema:

O ensino da língua latina nos cursos de graduação de letras enfrenta, atualmente,um desafio: o desinteresse discente pelo conteúdo disciplinar dessa língua clássica, devido ao uso de regras e de exercícios descontextualizados e repetitivos e à adoção de métodos tradicionais de ensino.

 Questões:

  •  De que forma o uso do blog pode inovar o aprendizado de língua latina pelos estudantes de letras?
  •  O blog pode funcionar como uma ferramenta eficiente na aprendizagem da língua latina no Curso de Letras?
  •  A ferramenta blog permite uma maior interação entre professor e aluno, facilitando, assim, a resolução de dúvidas quanto à disciplina ministrada?

 Objetivo geral:

  • Analisar o uso da ferramenta blog para o ensino da língua latina no Curso de Letras, considerando os seus desdobramentos na relação aluno-professor.

Objetivos específicos:

  • Verificar quais são os métodos de ensino utilizados pelos professores de língua latina e a sua recepção pelos alunos;
  • Identificar as principais reivindicações discentes quanto às estratégias de ensino adotadas pelos professores de língua latina;
  • Descrever a história da didática do latim, comparando as diversas formas de ensino da língua latina realizadas historicamente;
  • Explicar a relevância do uso de ferramentas digitais na aprendizagem no Ensino Superior.

 Justificativa:

Com o advento das tecnologias digitais, as formas de ensino e de aprendizado têm sua estrutura alterada, de modo que esta passa a utilizar os recursos tecnológicos, a fim de tornar mais dinâmica e moderna a didática dos professores dos cursos de graduação. Desse modo, o ensino de língua latina também acompanha tais mudanças. Assim, a relevância deste projeto de pesquisa consiste na proposição de um ensino mais eficiente e interativo do latim, tendo em vista a melhoria do aprendizado discente e o aumento da participação do professor em atividades que ocorram em outros ambientes, além da sala de aula, por meio da utilização de uma ferramenta digital: o blog. O ineditismo desta pesquisa encontra-se na ampliação dos estudos entre o uso de tecnologias digitais e o ensino de uma língua clássica, o latim, que, historicamente, vem sido ensinado com métodos tradicionais, que pouco atraem os estudantes de Letras. O presente projeto de pesquisa pretende, dessa forma, formular alternativas para o ensino de latim, dada a necessidade que ele possui, atualmente, de renovação e de uma maior atratividade.

Professora, fiz as reformulações sugeridas. Está melhor dessa forma?

Até mais tarde!

 

Igor Silveira

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Tecnologia e ensino do latim

  1. Igor,

    As questões formuladas são relevantes e fazem todo o sentido junto ao objetivo geral. Entretanto, você se esqueceu de elaborar um (ou mais) objetivo(s) específico(s) que contemple(m) tais questões. Essa falta faz com que o seu trabalho fique incompleto pois o blog é exatamente o tema central do mesmo.

    Sugiro que você reveja os objetivos que você definiu e insira o que mencionei acima.

    Josi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s